Grupo de Estudos*

Convidamos todas as pessoas interessadas em compartilhar aprendizados sobre Fotografia a participar de nosso Grupo de Estudos. Inscreva-se!

Em concordância com os Planos Nacionais de Cultura e de Educação, por meio da realização do Cultura Fotográfica pretendemos, mediante a oferta de atividades de formação complementar e continuada, contribuir para a qualificação de estudantes do ensino superior e de profissionais graduados e pós-graduados, prioritariamente nos campos da Arte, da Cultura e da Educação, em particular aqueles que direta ou indiretamente lidam com imagens fotográficas em suas atividades.
Sendo assim, convidamos todas as pessoas interessadas em compartilhar aprendizados sobre Fotografia a participar de nosso Grupo de Estudos, que tem o objetivo de realizar uma revisão crítica das principais abordagens teóricas e metodológicas no estudo das imagens, em específico das imagens fotográficas. Com essa iniciativa, pretendemos consolidar o Cultura Fotográfica como um espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimento sobre Fotografia.


A construção da imagem do Segundo Reinado pela fotografia colonial segue sendo debatida no IV Ciclo de Estudos do Cultura Fotográfica. Inscreva-se!

 

Comunidade de Prática

O Grupo de Estudos do Cultura Fotográfica se constitui como uma Comunidade de Prática (WENGER, McDERMOTT, SNYDER, 2002), isto é, como uma agremiação de pessoas que se reúnem periodicamente para compartilhar seus aprendizados sobre um assunto de interesse comum, que, neste caso, é a fotografia.

Embora sua atividade se organize a partir do estudo de um determinado tema, esta não é uma prática conteudista. Pelo contrário, ela consiste na construção de um espaço de aprendizagem que favoreça a troca de experiências entre os integrantes, a construção de conhecimentos comuns e o compartilhamento desses aprendizados com todos os membros da comunidade.

Círculos de Engajamento

Os membros de uma comunidade de prática podem se engajar de diferentes maneiras nas atividades que são realizadas, seja desempenhando funções estruturantes, necessárias a manutenção do grupo ao longo do tempo, ou processuais, necessárias ao desenvolvimento de rotinas específicas, seja apenas participando dos encontros de estudos. Todas as esferas de atuação são dinâmicas e permitem que os membros transitem entre elas. Daí, a importância delas para o cultivo da comunidade. Nesse sentido, no Grupo de Estudos do Cultura Fotográfica, identificamos, inicialmente, três círculos de engajamento: estruturante, processual e participativo.




A construção da imagem do Segundo Reinado pela fotografia colonial segue sendo debatida no IV Ciclo de Estudos do Cultura Fotográfica. Inscreva-se!

Ciclos de Estudos

Diferente de outros modos de representação visual, como a pintura ou o cinema, a fotografia carece de uma tradição analítica, historiográfica e teórica. Por essa razão, as tentativas de se apropriar das imagens fotográficas como um objeto de estudos encontram-se espalhadas por diversas disciplinas, como a Arte, a Comunicação, a História, a Psicologia, a Semiótica e a Sociologia. O mesmo ocorre no campo das práticas, onde a tecnologia fotográfica é objeto de diferentes usos, como o artístico, o científico, o jornalístico, o jurídico e o recreativo.

Por esse motivo, organizamos as atividades do grupo em ciclos de estudos dedicados a apresentação e ao debate de distintos aspectos de uma determinada perspectiva de estudo das imagens fotográficas construída com base em um corpo de conhecimentos extraído de diferentes disciplinas.

Periodicidade e estrutura dos encontros de estudos

Comunidades de prática oferecem a seus membros a oportunidade de estabelecer relações duradouras. No entanto, para que elas se mantenham ao longo do tempo é importante que as atividades do grupo sejam realizadas em intervalos regulares e bem compassados, de maneira que mantenha seus integrantes engajados, sem sobrecarregá-los.

Por essa razão, os encontros regulares do Grupo de Estudos do Cultura Fotográfica serão realizados mensalmente, conforme cronograma comunicado previamente, via Google Meet e terão duração de duas horas. As sessões de estudos serão gravadas e suas gravações serão publicadas no Canal do Cultura Fotográfica no Youtube. Após cada encontro, os membros da comunidade que tiverem participado receberão um Certificado de Participação no Encontro de Estudos.
 

A construção da imagem do Segundo Reinado pela fotografia colonial segue sendo debatida no IV Ciclo de Estudos do Cultura Fotográfica. Inscreva-se!

 
Notas
* Atualizada em setembro de 2022. Originalmente postada em julho de 2021.
 
 
Referências Bibliográficas
WENGER, Etienne; McDERMOTT, Richard; SNYDER, William. Cultivating communities of practice : a guide to managing knowledge. Boston, MA: Harvard Businesss School Press,  2002.

Comentários