Seja um(a) colaborador(a)!*

Convidamos tod_s _s estudantes dos cursos de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas da UFOP para atuar como extensionistas no Cultura Fotográfica.

O Cultura Fotográfica é um Grupo de Cultura, Ensino, Extensão e Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)que, a partir do aporte teórico e metodológico da Educomunicação, dos Estudos Decoloniais e da Fotografia Participativa, e em concordância com os planos nacionais de Cultura e de Educação, visa contribuir com a sociedade brasileira, mediante a produção e a difusão de conhecimentos artísticos, científicos e tecnológicos úteis ao campo da cultura e, em particular, ao da fotografia.
 
Atualmente, desenvolvemos 2 programas e 1 projeto isolado:
  • Cultura Fotográfica: plataforma de produção e distribuição de conteúdo fotográfico e sobre fotografia. Programa composto por 4 projetos de extensão.
  • Olhares Comunitários: método de alfabetização fotográfica que visa apoiar a aquisição de competências de leitura e escrita do mundo e de imagens fotográficas por jovens de comunidades periféricas. Programa composto por 1 projeto de extensão, 1 de extensão com interface com a pesquisa e 2 de pesquisa.
  • Império do Olhar: pesquisa sobre os usos da fotografia na construção da imagem do império brasileiro durante o Segundo Reinado.
 

Sabemos que somente mediante a atuação de colaboradores conseguiremos alcançar os objetivos de cada um desses projetosPor essa razão, convidamos tod_s _s estudantes dos cursos de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas da UFOP a manifestarem seu interesse em participar do Cultura Fotográfica.
 
Chamada de Colaboradores Voluntários
1. A presente chamada visa selecionar estudantes interessados(as) em atuar nos projetos vinculados ao Cultura Fotográfica.

1.1. A colaboração voluntária, de caráter temporário, não gera vínculo empregatício.

1.2. Para atuar como colaborador(a) voluntário(a), o(a) estudante deverá estar regularmente matriculado(a), a partir do 2º período, em curso de graduação universitária das áreas de Ciências Humanas, Sociais ou Aplicadas da UFOP e ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas no projeto.

 1.3. O(A) colaborador(a) voluntário(a) deverá cumprir as atividades constantes em Plano de Trabalho, em jornada de 15 (quinze) horas semanais.

i.  Ao final do período, a(o) estudante receberá declaração de participação nas atividades do Cultura Fotográfica.

ii. É vedado ao(a) estudante o acúmulo de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, remuneradas ou não, cuja carga horária total supere 54 horas semanais.

1.4. A(O) estudante voluntária(o) deverá ter disponibilidade de horário às quintas-feira no horário de 9h às 11h para participar de atividades síncronas, presenciais ou remotas, do projeto.

1.5. A(O) estudante voluntária(o) deverá manter coeficiente acadêmico igual ou superior a 7 (sete)

2. As inscrições de estudantes interessados(as) deverão ser realizadas exclusivamente pelo formulário acessível, somente a usuários logados no domínio da UFOP, pelo seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/oWmhH15dDpyvjVcKA

2.1. No ato de inscrição, o(a) estudante interessado(a) deverá anexar seu Currículo Profissional e seu Histórico Escolar.

2.2. Os documentos a serem anexados no ato de inscrição deverão estar salvos no formato .pdf. 

3. A seleção de estudantes interessada(o)s será realizada pelo Prof. Dr. Flávio Valle, coordenador do Cultura Fotográfica, em duas etapas: (i.Análise da Inscrição e (ii.Entrevista.
 
3.1. As entrevistas serão realizadas por meio da ferramenta Google Meet em horário previamente comunicado ao(a) estudante interessado(a) por meio de mensagem enviada para o email informado no formulário de inscrição.

3.2. O resultado da seleção será comunicado ao(a) estudante interessado(a) pelo email informado no ato de inscrição.


* Postagem atualizada em 12 de janeiro de 2023.