Absorto na Cena: o testemunho fotojornalístico para além do instante decisivo

Artigo em anais congresso de Renata Benia, Greice Schneider publicado em Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.


Markus Jokela 


Este artigo busca discutir o olhar testemunhal de representações no fotojornalismo institucional inscritas em um regime contemplativo, onde o observador é levado a ritmo de visualização mais atento e lento. O debate se concentra nas imagens de Markus Jokela premiadas em 2017 pelo World Press Photo, demonstrando uma transformação dos modelos canonizados do fotojornalismo institucional. Jokela organiza sua narrativa para além da captação do presente do acontecimento, do imediatismo e das imagens choque. Para guiar a discussão, mobilizam-se as questões da dimensão temporal (maneira como o instante do acontecimento é representado), e sobre a antiteatralidade e o regime absortivo (FRIED, 1988), que ascendem justamente a partir de representações afastadas do flagra, do momento extraordinário, da dramatização da cena, dentre outros aspectos característicos do fotojornalismo institucional.


Autor(a/es/as)

Renata Benia ( http://lattes.cnpq.br/5056647378183771| ) 

Greice Schneider ( http://lattes.cnpq.br/2440643360598169 @greices )


Orientador(a)

Greice Schneider (http://lattes.cnpq.br/2440643360598169@greices )


Local de publicação

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Acesse a publicação completa em https://tinyurl.com/yufs4sua 



Esta publicação foi elaborada com base nas informações prestadas por Renata Benia, através do formulário Divulgue suas publicações!

Comentários