Do vilarejo colonial a cidade do café: Um percurso pela visualidade paulistana

Artigo em periódico de Flávio Pinto Valle publicado em Interin, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.


Guilherme Gaensly / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Nacional Digital


Neste artigo, propomos apreender a historicidade dos processos urbanos em curso em São Paulo na passagem do século XIX para o XX por meio de um exercício metodológico que consiste em escrever nossa caminhada pela iconografia da capital paulista, principalmente pelas imagens fotográficas que a constitui. Posto que a caminhada encerra algo que não pode ser explicado, que somente pode ser praticado, em um primeiro momento ofereceremos ao nosso leitor um percurso pela visualidade da capital paulista e, em seguida, as associações que fabricamos ao longo do percurso com o propósito de compreender como o processo de produção do território urbano, mediado pela especulação imobiliária, foi captado e mostrado pelo trabalho de fotógrafos que atuaram ou que ainda atuam em São Paulo.

Autor(a/es/as)

Flávio Pinto Valle (http://lattes.cnpq.br/9224069355818051 / @flaviopintovalle)


Local de publicação

Interin, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

Acesse a publicação completa em https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/1527.



Esta publicação foi elaborada com base nas informações prestadas por Flávio Pinto Valle, através do formulário Divulgue suas publicações!

Comentários