Dulce Soares

Fotografias que através da repetição das imagens mostram um contexto que não seria visto de outra forma.

Dulce Soares é uma fotógrafa brasileira nascida no Rio de Janeiro. Ela começou a atuar na fotografia em 1970 fazendo ensaios paisagísticos, sendo a maioria deles urbanos. Seu trabalho se caracteriza pela crônica visual e pelas sequências e séries de imagens que ampliam o contexto sobre o local que fotografa, através também da alternância de planos e detalhes capturados.

Fotografia de uma casa no estilo colonial com duas meninas de mãos dadas brincando no pátio. No pátio, há um jardim com árvores ao redor.
Dulce Soares

A autora cria narrativas visuais dos lugares que fotografa, mostrando a alma dos locais por meio de séries de fotografias. Com esses retratos, Dulce examina aspectos da vida cotidiana das paisagens que captura.

As duas principais exposições da fotógrafa foram: “Esquinas, fachadas e interiores” e “Vestidos de noiva”. No primeiro ensaio, ela realizou uma documentação da arquitetura do antigo bairro da Barra Funda, mostrando a importância arquitetônica da região. No segundo, foi feito um ensaio mostrando as lojas e ateliês de vestidos de noivas na rua São Caetano, onde através da repetição das imagens ela expunha a relação da mulher com o sonho do casamento. 
Mulheres em uma fábrica, aparentemente, costurando vestidos de noiva. No ambiente há várias mesas onde estas mulheres trabalham, há também caixas empilhadas
Dulce Soares

Uma noiva sorridente em seu vestido posando em frente a um espelho e com vários vestidos ao seu redor pendurados em araras de roupas.
Dulce Soares

Fachada de uma casa antiga, dividida ao meio, cada metade da fotografia mostra diferentes épocas. Do lado esquerdo, a casa está mais conservada do que a do lado direito.
Dulce Soares

Quatro pessoas reunidas conversando, em frente a uma porta, há o anúncio de aluga-se.
Dulce Soares

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.

Links, Referências e Créditos



Como citar esta postagem

PAES, Nathália. Dulce Soares. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/07/dulce-soares.html>. Publicado em: 06 de jun. de 2022. Acessado em: [informar data]. 



Comentários