A beleza negra sob a ótica de Cristian Maciel

Fotógrafo carioca que busca retratar a beleza do povo afro-brasileiro.


Cristian é um jovem negro da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Ele ingressou na fotografia em 2018, inspirado em retratar o povo preto que, segundo ele, desde a invenção da foto foi excluído dos registros oficiais. Desse modo, seus trabalhos propõem a valorização da beleza, cultura e ancestralidade do povo afro-brasileiro

Em primeiro plano, há uma mulher negra sentada em uma cadeira. Ela usa brincos de argola preto e um vestido laranja. Em seu colo, está sentado um menino de camisa e bermuda amarelos. A mulher e o menino estão de mãos dadas, com os braços esticados, apontando à direita. Atrás deles, tem um homem negro, de camisa amarela e calça bege, em pé, segurando outro menino no colo, que também está de amarelo. Todos posam sorrindo para a câmera. O cenário é constituído de árvores.
Cristian Maciel

Apesar de ter começado a fotografar profissionalmente há quatro anos, Cristian demonstra muito talento e potencialidade. O jovem conta que começou a fotografar com uma “câmera velha e ruim” de seu irmão e que, ao experimentar fazer fotos, descobriu sua nova paixão. Ele comprou uma câmera fotográfica nova em 2018, ao conseguir um trabalho como jovem aprendiz.

Durante alguns anos, Cristian foi fotógrafo amador. Com o tempo, ele decidiu se profissionalizar, fazendo alguns cursos na internet e, atualmente, graduação em Fotografia pela Cruzeiro do Sul. Ele ainda não participou de nenhum concurso ou exposição de fotografia, o que não diminui a grandeza de seu trabalho; aliás, é um ótimo começo!


Em primeiro plano, há uma mulher negra, de olhos fechados e sorrindo, segurando uma coroa na cabeça. Ela usa brincos, braceletes e pulseira, veste um cropped estampado de onça, e uma saia com fenda de estampa africana. Atrás dela, há uma vegetação rasteira, constituída principalmente por arbustos e capim.
Cristian Maciel

Em primeiro plano, há uma mulher negra, usando turbante e adornos coloridos e brilhantes na cabeça. Ela olha para a esquerda, onde segura um espelho na mão, e sua mão direita está despendida sob sua cabeça. Ela usa um bustiê branco e uma saia branca com uma camada dourada externa. Ao seu redor, é possível visualizar uma mata.
Cristian Maciel

Em primeiro plano, há um homem negro com o corpo voltado à sua direita. Ele veste um terno e calça azul-marinhos, e usa um pente fincado no cabelo, brinco e um tênis. Ao seu redor, há capim, e no fundo, desfocado, é possível ver algumas árvores.
Cristian Maciel

Na fotografia, há 4 mulheres negras sentadas em um sofá. Elas usam vestidos em tons de laranja, vermelho e marrom. Todas utilizam braceletes e brincos, e estão com as unhas pintadas. Uma delas está usando uma coroa dourada. As mulheres posam sorrindo para a câmera.
Cristian Maciel

Em primeiro plano, há uma mulher negra, grávida. Ela usa um adorno de pedras na cabeça, na altura da testa. Veste um bustiê e uma saia laranja. Ao redor de sua barriga, há um enfeite de pedras. Ela olha diretamente para a câmera, sem sorrir. Segura em seus braços um arco-flecha, apontando para sua esquerda. O cenário é composto de árvores e plantas.
Cristian Maciel

A fotografia apresenta uma mulher negra, com flores no cabelo, que olha e sorri à sua direita. Ela usa brincos e maquiagem, e sua blusa é branca. Na sua frente, à altura do busto, há ramos de flores.
Cristian Maciel

Um homem e uma mulher negros olham para a direita, sérios. O homem está com o corpo voltado para frente, enquanto a mulher está completamente voltada à direita. Ele está sem camisa, e ela utiliza uma regata marrom.
Cristian Maciel

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.


Links, Referências e Créditos


Como citar este artigo

GARCIA MORAIS, Isabella. A beleza negra sob a ótica de Cristian Maciel. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/07/a-beleza-negra-sob-otica-de-cristian.html>. Publicado em: 04 jul. de 2022. Acessado em: [informar data].  


Comentários