Robert Freeman

Fotógrafo responsável pela formação da imagem do quarteto mais famoso do mundo da música.

Robert Freeman (1936-2019) foi o fotógrafo inglês por trás da identidade visual da banda os Beatles, autor das capas de "Help", "Rubber Soul" e "With the Beatles". Robert nasceu em Londres durante a década de 1930 e, antes de trabalhar com a banda, era fotógrafo do jornal “The Sunday Times”. Em seu portfólio, já acumulava imagens singulares como a fotografia do líder russo Nikita Kruschev, mas seu trabalho ganhou projeção mundial somente em 1963, quando começou a trabalhar com o quarteto de Liverpool. 

Foto em cores dos integrantes da banda. Da esquerda para a direita: George Harrison, John Lennon, Ringo Starr e Paul McCartney. Eles vestem roupas pretas e olham em direção à câmera. O lugar ao redor está desfocado, mas podemos identificar uma árvore ao fundo e folhas em primeiro plano.
Robert Freeman

Robert era muito querido pela banda, considerado um "pensador original". Essa criatividade é encontrada na foto capa de “With the Beatles” (1963) em que Freeman realizou a primeira sessão de fotos com a banda no Palace Court Hotel. Durante o acontecido, ele captou a foto emblemática do quarteto em meio a sombras através da luz natural de uma janela na sala de refeições do hotel. 


Foto em preto e branco dos quatro integrantes. Da esquerda para a direita: John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr. Todos os elementos (roupas e fundo) estão pretos e o único elemento iluminado é o lado esquerdo dos integrantes.
Robert Freeman

Foto colorida da banda. Da esquerda para a direita: George Harrison, John Lennon, Ringo Starr e Paul McCartney. Eles vestem roupas de frio e a foto é tirada de baixo para cima. John Lennon é o único que olha para a câmera, sendo que os demais olham para a direção esquerda.
Robert Freeman

Foto colorida da banda. Da esquerda para a direita: George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr. Eles vestem roupas azuis e cada um faz um sinal corporal representando as letras H, E, L e P, nessa ordem. O fundo da imagem é branco e sem objetos.
Robert Freeman

Foto em preto e branco de Mick Jagger (à esquerda) e John Lennon e Paul McCartney (à direita). Eles conversam e Mick Jagger segura um copo. Em primeiro plano vemos uma mesa de som e atrás deles outro aparelho do estúdio, entre Mick e John. Ainda, vemos ao fundo uma pessoas de costas para a cena.
Robert Freeman

Composição em preto e branco de John Lennon formada por 12 retratos em PB de J L. Nelas, ele veste casaco e boina. E, a cada foto, há uma pequena variação em sua expressão facial.
Robert Freeman

Foto em preto e branco de Paul McCartney na rua Idol Lane. O cantor está com os braços cruzados e a cabeça voltada para a sua esquerda. Vemos Paul da cintura para cima e ele veste roupas de frio. Ainda, podemos notar parte de uma esquadria de janela.
Idol Lane | Robert Freeman

Como citar esta postagem

MAIA, Amanda. Robert Freeman. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em: https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/08/RobertFreeman.html. Publicado em: 29 de ago. de 2022. Acessado em: [informar data].

Comentários