IV Ciclo de Estudos do Cultura Fotográfica

A construção da imagem do Segundo Reinado pela fotografia colonial segue sendo debatida em nosso Grupo de Estudos. Inscreva-se!

Neste segundo semestre de 2022, o IV Ciclo de Estudos do Cultura Fotográfica dará continuidade ao debate acerca do emprego da fotografia na construção da imagem do Segundo Reindo no contexto do colonialismo. Nesse sentido, abordaremos o aparelho fotográfico como um instrumento das nações imperialistas para a produção de um saber e o exercício de um poder sobre territórios e populações colonizadas.

Vista de uma fazenda de café. Diversos negros escravizados espalham os grãos no campo de secagem.
Marc Ferrez / Instituto Moreira Salles


A imagem acima integra a série de 65 fotografias de fazendas de café do Vale do Paraíba produzida por Marc Ferrez entre os anos de 1882 e 1885. Nela, é possível observar que as escolhas estéticas e técnicas feitas por seu autor valorizam o complexo cafeeiro e apaziguam as marcas da escravização dos trabalhadores.




Abaixo, apresentamos um cronograma com as datas em que as sessões deste ciclo serão realizadas e o tema que será debatida em cada uma delas.
 

Data*

Horário**

Tema

29/09/2022

17h - 19h

Expedições Fotográficas

27/10/2022

17h - 19h

Fotografias de escravizados

24/11/2022

17h - 19h

Retratos do Poder

 
* As datas e os horários poderão sofrer alterações. Caso isso ocorra, elas serão comunicadas com antecedência.

** O ambiente virtual em que ocorrerão os encontros do grupo será aberto 15 minutos antes de cada reunião para que os participantes se acomodem.

Comentários