Gertrudes Altschul

Uma das primeiras mulheres fotógrafas reconhecidas no Brasil.


Pioneira na fotografia moderna brasileira e participante do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) no início dos anos 50, Gertrudes Altschul (1904-1962) está entre as mais admiradas fotógrafas brasileiras do século XX. Em suas obras, a artista explora temas como a botânica e a arquitetura da cidade de São Paulo.


Tirada do chão, a foto mostra o topo de três prédios que se aproximam quase formando um triângulo. A imagem, tirada com câmera analógica, possui uma coloração desgastada. Nela, o céu está preto e os prédios num tom branco amarelado.
Gertrudes Altschul

De origem judaica, Gertrudes Altschul saiu de Berlim com o marido Leon Altschul fugindo do regime nazista. Ela chegou ao Brasil em 1939 e abriu com Leon uma loja de produção de flores artificiais para decoração de chapéus e roupas femininas em São Paulo.

Em 1952, Altschul se inscreveu no curso de fotografia do Foto Cine Clube Bandeirantes, até então só frequentado por homens, a fim de encontrar uma atividade recreativa. As imagens da artista partilhavam o estilo da época, em que a fotografia moderna brasileira buscava romper com as estruturas clássicas da composição fotográfica.


A foto tirada do chão mostra um teto curvilíneo sustentado por colunas à direita. À esquerda há uma parede e entre as duas estruturas podemos ver o céu limpo. Ao fundo, levemente para esquerda, há o topo de um prédio. A coloração desbotada varia entre o branco e o verde-claro.
Gertrudes Altschul
A foto em preto e branco mostra a parte de baixo de uma escada de metal com corrimão. Há uma luz 45º à direita da fotógrafa, fazendo com que a sombra da escada se projete para a lateral esquerda da imagem.
Gertrudes Altschul

Como evidenciado em suas obras, Gertrudes explora a fundo a geometria da cidade. Reforçando retas e curvas do ambiente, assim como as sombras projetadas pelos objetos. O mesmo pode ser visto em suas obras sobre plantas, em que a fotógrafa explora as nervuras e contrastes da natureza, sempre enfatizando linhas, sombras  e, principalmente, os contrastes formados por eles.


A imagem mostra uma folha grande com o caule para cima e as nervuras bastante evidentes por causa do  contraste de cores. Devido à câmera analógica, o fundo da imagem é bege, a folha é cinza-escuro e as nervuras são beges como o fundo.
Gertrudes Altschul

A imagem mostra uma folha grande que possui nervuras retas e bastante amareladas. A foto foi tirada bem de perto e as partes iluminadas contrastam com as sombras ao fundo.
Gertrudes Altschul

A fotografia é composta por diversas folhas estreitas e compridas de um arbusto. As folhas são verdes e se sobrepõem, já as sombras produzidas pela sobreposição são completamente pretas.
Gertrudes Altschul

Devido às técnicas de Altschul na pós-produção, as imagens da artista possuem uma coloração desbotada. Sendo, muitas vezes, amarelada ou num tom de verde bastante escuro. Tais características acabam por ressaltar a luz e sombra, produzindo grandes contrastes nas fotografias.


Gertrudes tinha grande criatividade para fotomontagem na pós-produção das fotografias. Na composição abaixo, a artista criou uma série de folhas sobrepostas e, mais uma vez, brincou com o contraste das folhas claras e escuras.


A fotomontagem mostra diversas camadas de uma mesma folha. Em algumas ela é bastante escura, como as localizadas mais à esquerda. Do lado direito há uma folha branca sobreposta às outras.
Gertrudes Altschul

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.


Links, Referências e Créditos


Como citar esta postagem

COUTO, Sarah. Gertrudes Altschul:. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em <https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/09/gertrudes-altschul_0384839398.html>. Publicado em: 5 de set. de 2022. Acessado em: [informar data].

Comentários