Sobre o Cultura Fotográfica

O Cultura Fotográfica é um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que, mediante a aplicação de teorias e metodologias educomunicacionais, mantém uma plataforma de produção, circulação, consumo e debate de conteúdos sobre fotografia com o objetivo contribuir para a elaboração de uma perspectiva crítica em relação a essa tecnologia de fazer visível.

Cultura Fotográfica

Conforme disposto na Constituição Federal, a extensão universitária é um dos pilares ensino superior brasileiro. Trata-se da ação da universidade junto à comunidade em que ela está inserida, possibilitando a troca de conhecimento entre a instituição e seus interlocutores com o objetivo de transformar a realidade social.

A educomunicação oferece aporte conceitual para a compreensão da importância dos meios de comunicação para o convívio humano e para a produção de conhecimento socialmente compartilhado. Ela se constitui em torno de práticas como a educação para mídia e o uso de mídias na educação. Trata-se de uma prática pedagógica de promoção da cidadania por meio do exercício do direito à manifestação do pensamento.

Cultura Fotográfica

O contínuo e acelerado desenvolvimento das tecnologias digitais de comunicação e informação promoveu a incorporação da imagem fotográfica em diversos domínios da vida social. Nessa perspectiva, chamamos de cultura fotográfica a rede de práticas socioculturais que se organiza em torno da produção, da circulação, do consumo e do debate da fotografia.

Apesar dessa integração da imagem fotográfica a diversos campos da vida cotidiana, observamos a ausência de um debate qualificado a respeito das práticas fotográficas contemporâneas e de seus referenciais históricos. De maneira geral, a crítica cultural acerca da fotografia oscila entre a superficialidade de resenhas publicadas nos meios de comunicação de massa e a abstração de artigos e ensaios publicados em periódicos acadêmicos.

Acreditamos que uma maneira de contribuir para a promoção de uma discussão qualificada e, consequentemente, para o fomento da cultura fotográfica é a realização de uma crítica cultural que ocupe uma posição intermediária nesse espaço de debate tensionado pelo mídia e pela academia e que, frequentemente, exclui fotógrafos (especializados e leigos) e leitores.

Plataforma D-76

A D-76 é uma plataforma colaborativa de publicação e de discussão de conteúdo sobre fotografia composta por três mídias digitais: um blog, um perfil em rede social (Instagram e Facebook) e um grupo de discussão. Nela, todos os conteúdos são publicados sob a licença Creative Commons: Atribuição, Não Comercial e Compartilhar Igual, que facilita e incentiva sua utilização por outras pessoas.

Rercorte da embalagem do revelador D-76, produzido pela Kodak.

D-76 é o nome de um revelador fotográfico cujas qualidades fizeram dele um dos químicos mais populares da fotografia analógica. Nomeamos a plataforma do projeto em referência ao revelador produzido Kodak porque, da mesma maneira como esse químico torna visíveis imagens ocultas (latentes), nós queremos revelar aspectos da fotografia que não são percebidos pela maioria das pessoas.

Acreditamos que, reconhecendo que todas as pessoas envolvidas no fluxo comunicacional são produtoras de cultura, é possível promover a construção coletiva de novos saberes e de novas formas de comunicá-los. Por isso, contamos com a participação dos leitores para transformar a plataforma em um espaço aberto à diversidade de pensamentos acerca da fotografia.

Pedimos a você que expresse suas opiniões e que apresente argumentos que complementem ou que discordem (por que não?) dos conteúdos que publicamos. Nosso objetivo, somente será alcançado com a sua participação.

Colabore com nossa plataforma! Envie conteúdos para nosso blog, acompanhe-nos nas redes sociais (Instagram e Facebook) e participe de nosso grupo de discussão.


Mariana (MG), 29 de janeiro de 2020
Prof. Dr. Flávio Valle - Coordenador do Cultura Fotográfica

Comentários