#1min1foto - Maureen Bisilliat

A coluna #1min1foto é inspirada no projeto "Une minute pour une image" de Agnes Varda. Aqui, o participante é desafiado a olhar para uma foto, de escolha da editoria, durante um minuto e depois escrever suas impressões.
A coluna #1min1foto é inspirada no projeto "Une minute pour une image" de Agnes Varda. Aqui, o participante é desafiado a olhar para uma foto, de escolha da editoria, durante um minuto e depois escrever suas impressões.

A primeira coisa que associo a essa imagem é a figura de Nossa Senhora de Aparecida, já que o personagem retratado é uma mulher que usa uma espécie de véu e uma coroa por cima da cabeça, semelhante a imagem da santa. Como na maioria das fotografias de retrato, sou imediatamente absorvida pelo olhar da pessoa, e, ao admirar seu rosto, notei a pele de cor avermelhada e logo presumi que trata-se de uma mulher indígena.

No fundo do retrato, em segundo plano, existe uma segunda personagem, vestindo roupas semelhantes, o que me fez pensar que elas estavam participando de algum tipo de celebração. Mas, apesar de celebrações serem, em geral, momentos alegres, nem a expressão da mulher em primeiro plano, nem a iluminação do ambiente me transmitiram tal ideia. Há, por causa desses dois elementos, as sombras e o rosto, uma atmosfera de mistério.

Curiosamente, não prestei muita atenção a presença da espada que a mulher segura. Essa foi uma percepção secundária. Mas, depois que assimilei a presença do objeto, a sensação de mistério ficou ainda mais intensa.

A festa de Folia de Reis por Maureen Bisilliat (acervo IMS)

Após fazer a leitura da imagem durante um minuto, não busquei imediatamente sua autora e nem o contexto em que ela foi registrada, pois quis prolongar meu exercício imaginativo. Comecei a conjecturar sobre a possibilidade dos elementos, como a espada, o véu, e a coroa, estarem ligados a algum tipo de religião sincrética.

Posteriormente, ao pesquisar sobre a autora, descobri alguns fatos importantes sobre ela e sobre o trabalho do qual esta fotografia faz parte. Seu nome é Maureen Bisilliat, nascida na Inglaterra, ela se mudou para o Brasil nos anos 50 e dedicou-se a fotografar temas como a cultura sertaneja, tribos indígenas e religiões. Nessa fotografia, Maureen registra a festa de Folia de Reis, uma manifestação folclórica e religiosa, celebrada em todo o país, principalmente no Nordeste. Atualmente, algumas imagens do acervo da fotógrafa estão disponíveis no site do Instituto Moreira Salles.

Comentários