Janela Indiscreta



 Em Janela Indiscreta, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, observa seus vizinhos quando vê alguns acontecimentos que o fazem desconfiar de um assassinato.

 Janela Indiscreta conta a história de Jeff (James Stewart), um fotógrafo confinado em seu apartamento em Nova York devido a um acidente de trabalho que resultou em sua perna quebrada. Sem nada para fazer, ela começa a observar seus vizinhos.


Jeff (o personagem principal) com uma câmera na direção do rosto, olhando para frente
Cena de "Janela Indiscreta", 1954


Pela janela de cada um deles ele descobre muito sobre a vida de todos.  Mas o hobbie de Jeff se torna muito mais sério quando ele começa a suspeitar que havia acontecido um assassinato. Com a ajuda de sua noiva Lisa (Grace Kelly) e sua enfermeira Stella (Thelma Ritter), Jeff inicia uma investigação do suposto assassinato, até que acaba descobrindo a verdade.

Jeff sentado em sua cadeira de rodas, de pijama azul, apontando o dedo para frente, e sua namorada, de vestido preto, conversando com ele apoiada na cadeira
Cena de "Janela Indiscreta", 1954

O filme, produzido e dirigido por Alfred Hitchcock, é, na minha opinião, uma das maiores obras-primas do diretor. Janela Indiscreta nos leva para uma viagem dentro do filme. Sua narrativa faz com que sejamos cúmplices das ações das personagens, fazendo com que a gente se prenda na história. Hitchcock deixa muito claro nossa posição como observadores silenciosos ao nos colocar sobre os ombros de um outro observador passivo, nesse caso, o L.B. Jeffries.

Eu pessoalmente gostei muito desse ponto de vista. Tem uma cena em que Lisa vai até o apartamento do suposto assassino para tentar conseguir informações e acaba sendo descoberta por ele, e Jeffries, vendo tudo de seu apartamento, não consegue fazer nada para ajudá-la. Nós acabamos nos sentindo tão impotentes quanto ele, vendo tudo acontecer.
É um filme muito instigante, e que vale muito a pena conferir.

Agora é com você! Assista ao filme e fale para a gente o que achou, tanto da história quanto da sua ligação com a fotografia.


Links, Referências e Créditos

https://cineanalise.wordpress.com/2011/06/18/hitchcock-janela-indiscreta/

http://www.vortexcultural.com.br/cinema/critica-janela-indiscreta/