A Vida Secreta de Walter Mitty


Walter Mitty parece flutuar sobre Nova Iorque. À direita, há escrito o título do filme
Arte do filme "A Vida Secreta de Walter Mitty"

A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme de aventura lançado em 2013. Nele, Walter (Ben Stiller) costuma se desprender da realidade em seus sonhos em plena luz do dia. Ele trabalha no departamento de fotografia da revista Life. Após uma mudança na gestão da empresa, chega a notícia de que a revista vai encerrar sua edição impressa. No entanto, Walter perde o negativo que seria usado na capa da última edição.

Quando isso acontece, o protagonista vê a oportunidade de sair de sua vida pacata e embarcar numa aventura atrás do fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn). Ele segue o paradeiro de Sean e viaja pela Groenlândia, Islândia e Afeganistão até encontrá-lo nas montanhas do Himalaia.

O filme tem uma fotografia muito bonita, com algumas paisagens de tirar o fôlego e cenas com uma composição bem pensada. Fotografia no cinema, para aqueles sem familiaridade com o assunto, consiste “na sintonia entre os pequenos detalhes para criar imagens que além de tirar o fôlego, usam aspectos visuais para comunicar uma ideia implícita no roteiro.”

Três mochileiros caminham pela água rasa, enquanto há uma enorme cachoeira ao fundo
Cena de "A Vida Secreta de Walter Mitty"

Percebemos que o personagem ansiava por mudanças em sua vida. Assim, perante à mínima possibilidade de uma aventura, totalmente fora de sua rotina, ele se entrega, seguindo o que acredita serem pistas para chegar a um objetivo. Numa cena durante a aventura, começa a canção “Space Oddity”, de David Bowie, cujo trecho diz "agora é hora de sair da sua cápsula, se conseguir". Podemos interpretar como uma mensagem de que a vida de Walter não seria a mesma. Outro trecho da música diz "me sinto bem inerte, e acho que minha nave espacial sabe pra onde ir". Pode ser mais uma relação com a vida do protagonista: uma vez monótona, agora ele sabe qual rumo seguir.

Walter Mitty descendo de skate em alta velocidade por uma estrada na Islândia
Cena de "A Vida Secreta de Walter Mitty"

Não é só o personagem que fica entusiasmado com a perspectiva de mudança. O telespectador também é fisgado por essa ideia. Eu acho difícil alguém assisti-lo e não desenvolver um desejo enorme de viajar ao final do filme. Se não for motivado a viajar, que seja para sair da zona de conforto e tentar algo novo.

Quando Walter finalmente encontra Sean, eles observam um raro felino nas montanhas. Nesse instante, o fotógrafo solta a seguinte frase “coisas bonitas não pedem por atenção”. Lembro de refletir bastante sobre essa fala na primeira vez em que assisti o filme, há alguns anos. Faz um tempo que eu tento reparar nas pessoas mais tímidas, que normalmente passam mais despercebidas. É curioso ver como elas costumam ser muito agradáveis e uma das coisas que me inspirou nisso foi essa frase do filme.

Walter Mitty e o fotógrafo Sean O'Connell se encontram no Himalaia e parecem observar algo.
Cena de "A Vida Secreta de Walter Mitty"

Garanto que é uma ótima pedida! Então, corre lá para assistir e nos conte o que achou!

Referências

Omelete