Irmãos: uma conexão além da sanguínea

Foto que representa o amor entre irmãos desde a primeira interação.

A foto, tirada pela brasileira Daniela Justus - internacionalmente conhecida por suas fotografias de partos e gestantes - retrata a felicidade do momento em que a bebê, ainda no hospital, é mostrada à família.

Menino beija o vidro que a sapara da irmã recém nascida. Ela é mostrada a familiares e amigos
Daniela Justus


Embora a imagem contemple a reação de várias pessoas ao ver a criança, o enquadramento principal é no irmão da bebê. Ele, em um ato de amor incondicional, beija o vidro que os separa, na intenção de que sua irmãzinha possa sentir seu carinho, mesmo sem contato físico direto.

Com a mão no vidro e os olhinhos marejados, a expressão corporal do menino me faz sentir uma imensa compaixão ao ver essa foto. Como se meu coração se aquecesse só de ver essa cena. Me pego refletindo sobre como o nosso corpo é capaz de realizar tarefas que, racionalmente, não tem explicação.

Na foto, por exemplo, é nítido o amor já existente entre os irmãos, que nem sequer se conhecem ainda. Inconscientemente, imagino como será a relação deles. Será que vão brincar no quintal? Será que o menino defenderá sua irmãzinha quando ela chorar por alguém que a fez sofrer? Será que ele dará a ela bons conselhos? Questionamentos esses que, infelizmente, não terei respostas. Mas, prefiro acreditar que, sim, eles terão uma relação linda. Sim, ele cuidará dela, e serão melhores amigos. Ao fazer a análise de uma foto, é interessante ver como é possível acessar uma memória que, muitas vezes, nem lembramos que ainda está ali. Considero também uma forma de autoconhecimento. Uma forma de explorar as lembranças, que mesmo quando é de interesse esquecê-las, querendo ou não, estarão ali, guardadas em algum lugar do subconsciente. Não diferentemente, ocorreu comigo quando visualizava essa imagem. Imagino se me fiz todas essas perguntas em relação ao futuro dos irmãos porque não tenho contato direto com o meu. Assim como no retrato, sou a irmã caçula e, de algum modo, desejava esse carinho fraterno. Por outro lado, reflito sobre esse momento de “apresentação” à família. Um momento em que, sem sequer entender, a bebê já tem inúmeras expectativas materializadas em seu ser. Provavelmente, há um quarto rosa e repleto de bonecas à sua espera em casa. E, antes mesmo de nascer, possivelmente seus pais já idealizaram seu casamento, sua profissão e até como será sua personalidade. Isso me faz pensar no quanto nosso comportamento pode ser condicionado a expectativas alheias. Quantas de nossas ações são realizadas só porque queremos, sem interferências do mundo externo? Perguntas essas que surgiram a partir da análise de uma única foto. Impressionante como é possível tirar várias interpretações e reflexões de uma fotografia. É realmente um processo de autoconhecimento. Obrigada, Cultura Fotográfica, por me permitir esses momentos de inserção no meu próprio eu.
#leitura é uma coluna de caráter crítico, com periodicidade semanal. É publicada toda quarta-feira pela manhã. Trata-se de uma série de críticas de imagens fotográficas de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica. Nela, a autora ou o autor da postagem compartilha com os leitores a sua leitura acerca da obra abordada. Quer conhecer melhor a coluna #leitura? É só seguir este link. Links, Referências e Créditos


Como citar esta postagem

SOARES, Maria Clara.Daniela Justus. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em: encurtador.com.br/ktFJU. Publicado em: 02/02/2023. Acessado em: [informar data].

Comentários