#galeria – Gioconda Rizzo

Foi a primeira fotógrafa a dirigir um estúdio de fotografia na cidade de São Paulo, se tornando uma inspiração para mulheres de todo o país.
Gioconda Rizzo nasceu em São Paulo em 1897, filha de Michelle Rizzo, dono do Ateliê Rizzo. Com 14 anos fotografava escondida do pai que, quando descobriu, permitiu que a filha fotografasse apenas mulheres e crianças. Na época, era comum fotografar as pessoas de corpo inteiro, em pé ou sentadas mas Gioconda surpreendeu por focar apenas nos ombros e no rosto.

Legenda: Gioconda Rizzo, 2003, Maíra Soares
Descrição: Foto em preto e branco com Gioconda Rizzo segurando uma foto dela com a família olhando para a câmera


Seus retratos chamaram atenção entre as mulheres da alta sociedade e, em 1914, abriu seu próprio estúdio de fotografia em São Paulo, chamado “Photo Femina”. Foi a primeira vez que uma mulher atuou como fotógrafa tendo que fechar seu estúdio, porque descobriu que entre suas clientes, profissional na cidade. Contudo, em 1916, apesar de todo o sucesso, acabou não lhe deu muita escolha. haviam cortesãs da França e da Polônia. A pressão conservadora da época

Mesmo com o estúdio fechado, Gioconda não abandonou a fotografia, voltando a trabalhar com o pai. Posteriormente, abriu um novo estúdio fotográfico e trabalhou até a década de 1960. Na década de 1980, teve seu trabalho revisitado, chegando a ganhar uma exposição. Faleceu em 2004, algumas semanas antes de completar 107 anos.

Galeria de Imagens:



Gioconda Rizzo
Descrição: Foto do rosto de uma mulher, virado na diagonal. 




Gioconda Rizzo
Descrição: Um menino está no centro da foto, sorrindo, coberto por jornais



Gioconda Rizzo
Descrição: Foto de uma mulher arrumada, com um leve sorriso, olhando para o lado


Gioconda Rizzo
Descrição: Vemos um menino sério, com roupas formais, apoiado no que parece ser um corrimão

E aí, o que você achou da história da Gioconda e do impacto dela na fotografia brasileira Cona para gente aqui nos comentários.







Comentários