Alice Brill

Fotógrafa que retratou o cotidiano da capital paulista na década de 1950 

A judia Alice Czapski Brill nasceu na Alemanha no dia treze de dezembro de 1920 e veio para o Brasil em 1934, com o intuito de fugir do governo nazista juntamente com sua família. A artista atuou como fotógrafa na cidade de São Paulo, principalmente na década de 1950. 

A fotografia mostra um menino e dois homens em uma banca de jornais e revistas. O garoto está lendo uma revista enquanto apoia sua cabeça  em uma de suas mãos. Um dos homens, com os punhos nos bolsos, olha para o chão enquanto o outro, usando um chapéu, parece que olha para algo que não está na fotografia.
Alice Brill


Alice Brill, além de fotógrafa, também foi artista plástica, ensaísta e pintora. Em 1950, ela começou a trabalhar para a revista Habitat e para o Museu de Arte de São Paulo. No decorrer da sua carreira fotográfica, Brill realizou muitas exposições individuais e coletivas e teve uma grande participação na primeira Bienal da capital paulista. 

Em paralelo ao seu trabalho na revista Habitat e no museu de arte de São Paulo, Alice retratou fortemente as ruas, as arquiteturas urbanas e os cotidianos paulistas. Assim, as fotografias da artista são muito importantes para mostrar as mudanças que estavam ocorrendo na cidade de São Paulo. 

A fotografia mostra o que parece ser uma fila de pessoas.  No primeiro plano há uma mulher, com os óculos na cabeça, lendo um livro e segurando um casaco. Os indivíduos atrás dela estão desfocados.
Alice Brill

A fotografia mostra uma rua cheia de pombos voando e com dois caminhões estacionados, em um deles existe a presença de um homem que olha para a câmera. Também podemos ver um comércio aberto.
Alice Brill

A fotografia mostra um lugar com vários prédios em volta. Também há a presença de muitas pessoas, algumas delas parecem ser freiras, caminhando na rua.
Alice Brill

A fotografia mostra o que parece ser uma cafeteria lotada, pois uma pessoa segura um bule e parece que vai servir alguém. Também podemos ver alguns indivíduos tomando, possivelmente, café.
Alice Brill

#galeria é uma coluna de caráter informativo. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, histórica, política ou social, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer outras postagens desta coluna? É só seguir este link.


Links, Referências e Créditos

Como citar esta postagem
HELENA, Beatriz. Alice Brill. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/02/alicebrill.html>. Publicado em: 21 de fev. de 2022. Acessado em: [informar data].

Comentários