III Ciclo de Estudos do Cultura Fotográfica

O Brasil visto pela fotografia colonial será debatido em nosso Grupo de Estudos.

Neste primeiro semestre de 2022, O III Ciclo de Estudos do Cultura Fotográfica será dedicado ao debate da construção da imagem do Império do Brasil com base na abordagem colonialista da fotografia, perspectiva que aborda o aparelho fotográfico como um instrumento das nações imperialistas para a produção de saber e o exercício de poder sobre territórios e populações colonizadas.

indígena da tribo Appiacaz retratado no interior de um estúdio fotográfico. O homem demonstra desconforto e sua vestimenta típica contrasta com o ambiente em que ele se encontra.
Marc Ferrez / Instituto Moreira Salles

A fotografia acima integra o enorme conjunto de registros de tipos exóticos produzidos para exportação com base em esquemas estéticos importados. Nele, vemos um indígena da tribo Appiacaz posar para câmera de Marc Ferrez. O homem que veste uma indumentária típica contrasta com a parafernália do estúdio do fotógrafo.

Abaixo, apresentamos um cronograma com as datas em que os encontros deste ciclo serão realizados e o tema que será abordado em cada um deles.

Data*

Horário**

Tema

17/03/2022

17h - 19h

A fotografia como documento

14/04/2022

17h - 19h

A coleção de fotografias do imperador

19/05/2022

17h - 19h

A imagem e a auto-imagem do Império do Brasil

16/06/2022

17h - 19h

Hierarquias coloniais

* As datas e os horários poderão sofrer alterações. Caso isso ocorra, elas serão comunicadas com antecedência.

** O ambiente virtual em que ocorrerão os encontros do grupo será aberto 15 minutos antes de cada reunião para que os participantes se acomodem.


Comentários