Shomei Tomatsu

Retratou o Japão pós guerra, abordando temas que vão desde os ataques a  Nagasaki e Hiroshima até a invasão da cultura estadunidense em seu país

Tomatsu, iniciou sua carreira na fotografia enquanto estava no curso de economia da universidade de Aichi, onde foi responsável por fotografar os protestos estudantis, os quais ele era um grande apoiador. Seu primeiro trabalho de importância foi a exposição “Jünin no me” (Olhos de Dez), ocorrida em 1957.

A foto é em preto e branco e consiste basicamente em uma garrafa plástica derretida, que devido a sua textura e a maneira com que esta retorcida se assemelha a uma carcaça em decomposição.
Shomei Tomatsu

Juntamente com os outros fotógrafos que participaram da Jünin no me, foi fundador da cooperativa Vivo, que mesmo tendo existido apenas de 1959 a 1961 teve um grande impacto na fotografia japonesa da época, já que abordou temas extremamente pertinentes, como os ataques nucleares às cidade de Hiroshima e Nagasaki, a ascensão de partidos de extrema direita e a invasão da cultura estadunidense, que gerou no Japão pós-guerra uma cultura de consumismo desenfreado.   

Porém, Tomatsu não se destacou apenas por ter abordado esses temas, mas sim pela maneira que o fez. Diferentemente dos fotógrafos ocidentais da época, ele fugia da objetividade, já que suas fotografias focam em  temas sensíveis de maneira extremamente sutil e subjetiva. Um bom exemplo disso é a foto que abre essa publicação, pois ao se referir aos ataques nucleares Tomatsu foge do olhar ocidental que buscava mostrar pessoas mutiladas e doentes devido à radiação. Em vez disso, ele consegue causar no espectador muito mais desconforto e repulsa pelas bombas nucleares apenas com uma garrafa plástica.

#galeria é uma coluna de caráter informativo, com periodicidade semanal. É publicada toda segunda-feira pela manhã. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, estética, histórica, política, social ou técnica, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer melhor a coluna #galeria? É só seguir este link.

Links, Referências e Créditos: 


Como citar esta postagem
OLAVO, Pedro. Shomei Tomatsu. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/04/shomeitomatsu .html>. Publicado em: 23 de mai. de 2022. Acessado em: [informar data].

Comentários