Imagens do invisível: sentidos e sentimentos do rural-urbano-rural do Rio de Janeiro através de retratos fotográficos compartilhados.

Tese publicada no Programa EICOS - Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social - UFRJ.


A produção de imagens fotográficas implica na compreensão de que a fotografia é um dispositivo de  produção de sentidos e de categorias sociais que contêm elementos de poder, sendo assim, os processos de suas construções e elaborações também podem ser lugares apropriados aos exercícios de contra-poder. Nesta pesquisa, os retratos fotográficos, produzidos de forma compartilhada com os sujeitos da pesquisa, formam o caminho para uma cartografia de identidades entre agricultores e agricultoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em um território marcado pela fronteira fluida entre o rural e o urbano. As reflexões acerca da produção da imagem, bem como das dinâmicas identitárias estudadas, foram produzidas à luz da teoria pós-colonial, especificamente a partir da sociologia das ausências e das emergências (Santos, 2006). Esta pesquisa também objetivou refletir sobre o processo de produção de retratos fotográficos de forma compartilhada como uma ferramenta da pesquisa participativa. As cinco situações de campo relatadas e analisadas mostram diferentes dinâmicas do compartilhamento do ato fotográfico e apontam para diferentes relações dos sujeitos com a câmera, e com a postura da pesquisadora neste diálogo mediado pela fotografia e pela representação através da imagem. A fotografia se apresentou como uma linguagem potente na discussão sobre as dinâmicas identitárias entre os sujeitos, tanto como um meio de aproximação com o campo quanto como uma fonte de dados para as análises que se sucederam. A fotografia nesta pesquisa também cumpre o papel de criar espaço para a visibilidade destas identidades em um movimento de transposição para o discurso imagético das narrativas orais captadas no campo, bem como para a reflexão sobre as possibilidades da forma de narrativa dentro do campo da contra-hegemonia.


Autora

Cecília Moreyra de Figueiredo (https://tinyurl.com/5dmr5per | @cissafoto)


Orientadora

Samira Lima da Costa (http://lattes.cnpq.br/1253895144833105)


Local de publicação

Programa EICOS - Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social - UFRJ, .

Acesse a publicação completa em http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/wp-content/uploads/2017_DOUT_Cecilia_Moreyra_de_Figueiredo.pdf.



Esta publicação foi elaborada com base nas informações prestadas por Cecília Moreyra de Figueiredo, através do formulário Divulgue suas publicações!. Resposta número 6.

Comentários