I Ciclo de Apoio a Percursos Autodirigidos sobre Fotografia

Participe de nossos encontros de apresentação e apreciação de explorações, práticas e teóricas, no campo da fotografia.


Uma etapa fundamental de qualquer percurso autodirigido, prático ou teórico, sobre fotografia é a avaliação do trabalho produzido. No entanto, para examinar a própria obra é preciso estabelecer um distanciamento crítico, ou seja, afastar-se subjetivamente dela para ser capaz de abordá-la de maneira objetiva. Em razão de essa não ser uma tarefa fácil, muit_s fotógraf_s e pesquisador_s recorrem à apreciação de colegas. 

Nesse sentido, nós do Cultura Fotográfica oferecemos para você que está, por sua própria conta, explorando alguma questão, prática ou teórica, relacionada à fotografia a oportunidade de participar de um momento estruturado para apresentar e apreciar suas descobertas e as de colegas que estão na mesma situação.

Homem conversa remotamente com outras quatro pessoas via webconferência.
Surface | Unsplash

Por um lado, a apresentação de suas descobertas permitirá que você discuta e explore seus processos cognitivos e criativos e o incentivará à reflexão dos aspectos conceituais, estéticos e técnicos da exploração que você vem desenvolvendo. Por outro, a apreciação dos colegas permitirá a você compreender como os outros observam o seu trabalho. Na mesma medida, a exposição de sua apreciação dos trabalhos dos colegas o engajará num processo de leitura crítica da fotografia.



Inscrições

O período de inscrições para participar dos encontros de apresentação e apreciação de percursos autodirigidos sobre fotografia vai até o dia 25 de março de 2022. Nesta primeira edição do ciclo, serão apenas 6 vagas. Por isso, caso recebamos mais inscrições que a quantidade de vagas disponíveis, realizaremos um processo seletivo com base nos seguintes critérios:

- Originalidade e relevância da proposta;
- Clareza na apresentação da proposta.

O resultado da seleção será comunicado aos inscritos no dia 31 de março de 2022 pelo email informado no ato de inscrição.



Funcionamento

Os participantes selecionados terão aproximadamente 2 meses para desenvolverem suas explorações antes de realizarem a primeira entrega de suas descobertas, cujo prazo é o dia 27 de maio de 2022. Por entrega de descobertas, entendemos a evidência, a prova ou o testemunho do que você descobriu em sua exploração no campo da fotografia. Essa entrega pode ser feita em diferentes formatos: artigo, diaporama, ensaio, filme, fotografia individual ou conjunto de fotografias, livro, podcast, relatório, dentre tantos outros possíveis.

Nas duas semanas seguintes, nos dias  2 e 9 de junho de 2022, no horário de 19h às 21h, realizaremos encontros via Google Meet para a apresentação das descobertas dos participantes e das apreciações dos colegas. Cada um desses encontros serão divididos em 3 sessões de apresentação e apreciação com a seguinte estrutura: primeiro, um participante terá 6 minutos para apresentar suas descobertas, na sequência, um colega, escolhido e comunicado previamente pela organização, terá 9 minutos para relatar sua apreciação e, por fim, todos terão 15 minutos para conversar a respeito do trabalho apresentado.

Os encontros de apresentações e apreciações serão gravados e suas gravações serão publicadas no Canal do Cultura Fotográfica no Youtube. Após sua realização, os participantes terão cerca de 1 mês para finalizar suas descobertas conforme as contribuições dos colegas que acharem pertinentes e entregá-las, até o dia 8 de julho, para serem publicadas no blog do Cultura Fotográfica. Aos participantes que cumprirem todo o processo será entregue um Certificado de Participação.



Datas importantes

Período de Inscrições: até 25 de março de 2022;
Quantidade de vagas: 6;
Resultado da seleção: 31 de março de 2022;
Primeira entrega de descobertas: 27 de maio de 2022;
Encontros de apresentação e apreciação: 2 e 9 de junho de 2022, de 19h às 21h;
Entrega de descobertas para publicação: 8 de julho de 2022.

Comentários

  1. Boa tarde

    Eu gostaria de ter mais alguma informação que aspecto da fotografia pode ser desenlvolvido?

    Eu moro na Bélgica e gostaria de fazer uma reflexão entre a fotografia na Bélgica e no Brasil. Eu sou especializada em fotografia de alimentos (food) e é este aspecto que gostaria de enfatizar. Eu moro numa região com muitas fazendas produtivas, empresas, pequenas empresas e só poderei fazer uma comparação das minha fotos realizadas aqui comparando com fotos tiradas por outros fotógrafos tiradas ai.

    Meu interesse seria mais sociológico e cultural de como as fotos de alimentos podem ser ou não diferentes dependendo da localização geográfica.

    O único curso de fotografia que fiz foi aqui na Bélgica e foi um curso bem prático, então quase nada visto da parte sociológica e cultural e isto é um aspecto que realmente me fascina.

    Vocês teriam alguma sugestão se este poderia ser meu questionamento para apresentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nivia, boa noite.
      Não há restrição de aspecto a ser desenvolvido. A proposta é apoiar pessoas que, por conta própria, estejam desenvolvendo projetos práticos ou teóricos no campo da fotografia.

      Este apoio se dará por meio da apreciação coletiva do projeto, no estado em que ele se estiver no momento do encontro.

      Nesse sentido, eu diria que, se há algum pré-requisito para participar, este pré-requisito é a coragem de mostrar um trabalho em desenvolvimento.

      Para que isso seja possível, nós trabalharemos para construir um ambiente de acolhimento e colaboração.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Sua colaboração é valiosa para nós.