Feminismo em suas diversas formas: um percurso de aprendizagem

Uma série de conteúdos elaborados para te informar sobre mulheres incríveis e seus trabalhos.

Nosso objetivo aqui é trazer visibilidade e reconhecimento sobre o trabalho de fotógrafas maravilhosas, que, muitas vezes, devido ao machismo existente na sociedade, foram invisibilizadas. Apesar de nem todas as fotógrafas se identificarem como feministas, o trabalho delas é um exemplo de resistência à opressão machista e, por isso, traremos aqui.

Trazemos à tona diferentes profissionais com diversos enfoques: algumas focam em retratar guerras, outras no feminismo negro, e enquanto algumas tratam da sexualidade, outras tratam do combate ao machismo. As temáticas são variadas, mas, reunidos os artigos, fica claro que o propósito das fotógrafas é o mesmo: deixar sua marca no mundo de alguma forma positiva, seja ajudando outras mulheres a superar situações de dificuldade, seja lutando por uma causa em comum.


Shrin Neshat


Como um percurso de aprendizagem autodirigido, o “Feminismo em suas diversas formas” oferece diferentes trajetórias para seu estudo. Sugerimos uma opção e você decide se é viável ou não para a sua maneira de aprender. Assim, se desejar, você terá sua jornada orientada, e, ao mesmo tempo, autonomia para selecionar os textos que mais tem interesse.

Para aproveitar melhor cada parte do caminho, é importante percorrê-lo com atenção e reflexividade. Por isso, recomendamos que a leitura seja realizada em um ambiente tranquilo, onde consiga se concentrar com facilidade. O objetivo é que a compreensão sobre o trabalho de cada profissional seja eficaz, afinal, quanto mais entendimento, maior será a transmissão de conhecimento entre as pessoas e, consequentemente, mais amplo o reconhecimento acerca das fotógrafas.
  • Mulheres Negras
Tesão no forró Resgate da Ancestralidade Negra Aline Motta Consuelo Kanaga
Aida Muluneh e as Narrativas Visuais Africanas
  • Fotógrafas de Guerra
Contrastes e Identidade
  • Violência contra mulheres
O Milagre de Rose Smith
Barbara Davidson Garota Americana na Itália Vivendo com o inimigo
  • Feminismo em essência
Liberdade de ser mulher
Claudia Regina Gertrudes Altschul A nova mulher Entre véus brancos e indecisão A mesa da cozinha Lola Álvarez Bravo O melodrama de Alex Prager Protagonismo feminino: o olhar de Margaret Bourke-White Gioconda Rizzo Annie Leibovitz Hildegard Rosenthal e o protagonismo feminino no fotojornalismo brasileiro Nair Benedicto
Em resumo, são esses os principais tópicos de cada grupo textual. O 1°, sobre fotógrafas negras, foca em trazer informações sobre a ancestralidade negra - como no texto “Resgate da Ancestralidade Negra”- e sobre a beleza das mulheres pretas. Já o 2°, “Fotógrafas de Guerra”, abrange desde o conteúdo das mulheres que estão inseridas em conflitos bélicos à questão da necessidade dessas vítimas em imigrar para sobreviver. Um ótimo exemplo desse grupo textual, é o texto “Contrastes e Identidades”, que aborda o sofrimento das mulheres no Islã por meio de colagens.

No 3° grupo, é evidenciada a questão LGBTQIA +, especialmente no recorte lésbico, que é o caso do texto “Orgulho e Paixão”. O 4°, nomeado “Violência contra mulheres”, inclui o conteúdo referente à violência doméstica e ao assédio sexual, como exposto, por exemplo, no artigo “Garota Americana na Itália”. E, por último, mas não menos importante, o percurso “Feminismo em essência”. Mais abrangente que os anteriores, ele reúne questões mais gerais, como empoderamento feminino, autoestima, primeiras fotógrafas brasileiras a serem reconhecidas, entre outras temáticas nesse âmbito.

#percurso é uma coluna de caráter formativo. Trata-se de pequenos roteiros  pelos conteúdos publicados no Cultura Fotográfica, elaborados para orientar o leitor em sua caminhada individual de aprendizado. Quer conhecer melhor a coluna #percurso? É só seguir este link.


Como citar este artigo

SOARES, Maria Clara .Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<https://culturafotograficaufop.blogspot.com/2022/11/feminismo-em-suas-diversas-formas-um.html>. Publicado em: 18 nov. 2022. Acessado em: [informar data].

Comentários